1ª Mostra Elite Design é inaugurada em Porto Alegre

Matéria veiculada no: Terra

Exposição de arquitetura, paisagismo, decoração e design recebe visitas até 30 de novembro.

No último dia 28, quinta-feira de primavera, a luz do luar prateava as águas do rio Guaíba, em Porto Alegre, em composição perfeita para o cenário de inauguração da 1ª Mostra Elite Design, no Clube de Regatas GPA – Guaíba Porto Alegre, organizada pelos sócios-diretores Paulo Pedroso e Flavia Sffair.

O evento acontece em comemoração ao 12º aniversário do Anuário Elite Design para atender uma demanda do público, que compareceu em peso para conhecer os cerca de 50 espaços internos e externos, cuidadosamente dispostos em 2.600 m2.

Na entrada do evento, a passagem por um arco decorativo, com material reciclado e borboletas suspensas, convidava à experiência de requinte, presente em todos os ambientes. Frases inspiradoras cobriram os muros externos, numa lembrança de como a arte se funde nas categorias poesia e decoração.

O destaque foi para a ousadia criativa do designer Paulinho Peres. Seu Espaço Lounge reuniu acessórios inusitados, dispostos como luxuosas peças decorativas. Entre elas, o miniveículo Ford 1934, reestilizado, transformado num Hot Rod, encomendado de Marcelo Feliciano Soares, empresário paulista do Espaço Hot Kids. Marcelo construiu o Fordinho para a filha, a fim de ensiná-la sobre educação infantil para o trânsito, experiências que também vivenciou com seu pai, quando ainda menino.

Pode-se dizer que o Espaço Lounge de Paulinho Peres é sensorial, pois em cada peça há um significado, uma memória que emociona e surpreende.

SUSTENTABILIDADE

Anunciada como um dos pilares do evento, a sustentabilidade se sobressaiu em diversos cenários. Entre eles, peças de material reciclado se transformaram em esculturas em forma de cavalo e do herói de quadrinhos Homem-Aranha, no cenário do Paulinho.

No Deck Pôr do Sol, a arquiteta Graça Brenner exibiu tapetes feitos de plástico PET para ambientes externos e internos. No Jardim Secreto, as designers Maiara Ferrari e Katiane Pinheiro expuseram a biopiscina, com plantas aquáticas filtrantes, que garantiram a pureza da água mesmo durante o período de obras de preparação do espaço.

Contêineres formaram um edifício com ambientes aconchegantes e convidativos, uma tendência que cresce no Brasil. Construção com contêineres é boa para o meio ambiente, pois a técnica reutiliza as caixas metálicas, comumente utilizadas em transporte de cargas.