Empresa de Cotia neutraliza 100% de suas emissões de gás carbônico

Entraram no cálculo gastos com água, energia, quantidade de resíduos destinados à reciclagem.

O Espaço Hot Kids, localizado no município de Cotia, Grande São Paulo, recebeu o certificado de “Empresa Neutra de Carbono”, concedido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN.

A honraria resultou de ações voluntárias de plantio de 102 mudas nativas de Mata Atlântica, realizadas com famílias da comunidade, em comemoração ao Dia das Crianças de 2015, e Dia dos Pais de 2016.

Segundo o IBDN, o que pode ser neutralizado está relacionado com as atividades humanas em sua cadeia produtiva, quer sejam indústrias, comércios ou serviços. Após o cálculo de poluentes, verifica-se a quantidade de mudas necessárias para a neutralização.

“Preocupados em reduzir os impactos ambientais da Hot Kids, procuramos o IBDN para alcançar a neutralidade de 100% da emissão de gases. Foi feito um cálculo de poluentes, onde também foram abatidas as ações ecologicamente corretas do estabelecimento”, comenta Fernanda Campos Luiz, gestora ambiental e especialista em educação ambiental, coordenadora do projeto de crédito de carbono.

O Espaço Hot Kids atua com educação ambiental e educação infantil no trânsito, com a utilização de miniveículos. Dessa forma, foi levada em conta as atividades dos miniveículos e a quantidade de veículos que acessam o local, como dos funcionários, dos visitantes e ônibus de excursões. Também entraram no cálculo gastos com água, energia, quantidade de resíduos destinados à reciclagem, entre outros.

Já as ações de sustentabilidade praticadas pela empresa, abatidas do cálculo, foram: geração de energia limpa, coleta seletiva, tratamento natural de esgoto e análise mensal da qualidade da água.

Cerca de 30 mudas foram doadas pela Prefeitura de Cotia, por meio de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária. Um técnico avaliou o local e identificou plantas específicas para recuperar áreas degradadas de mata ciliar.

Entre as espécies plantadas, Ipê Rosa, Falso Barbatimã, Quaresmeira, Camu-camu, Ipê Amarelo, Capororoca, Maria Mole e Araçá, que ganharam um suporte com pedrinhas, para ajudar na drenagem.
Para Fernanda Luiz, a ação foi importante para somar no combate ao aquecimento global: “quando neutralizamos a emissão de gazes, combatemos o aquecimento global e ajudamos a diminuir as atitudes que vão na contramão do ecologicamente correto”.

Marcelo Feliciano Soares, empresário à frente do estabelecimento, espera que sua aposta em sustentabilidade inspire outros empreendimentos a ações de responsabilidade ambiental. “Sustentabilidade é o futuro. Fazemos nossa parte para que o nosso redor se mantenha preservado e para que as próximas gerações tenham a chance de um futuro com qualidade de vida”, comenta o empresário.

O certificado tem validade até novembro, quando a Hot Kids fará novas ações de compensação.