Parque de diversões promove ação social para crianças de lares adotivos

Matéria veiculada em: Terra / Agência O Globo / Estadão Conteúdo

Cerca de 40 crianças e adolescentes foram contemplados em dois dias de programação

O Espaço Hot Kids, situado em Cotia, Grande São Paulo, abriu suas portas para tornar especial a última semana de férias de cerca de 40 crianças e adolescentes da região, que vivem nos lares “Agrícola A Semente” e “Fraternidade Casa de Emmanuel”. Eles desfrutaram de cinco horas de programação direcionada para diversão e conhecimento, com participação em todas as atividades do parque, que atua com aula de educação infantil no trânsito, direção de miniveículos, tirolesa, arborismo e playground.

Os jovens também tiveram aula de educação ambiental, com visitas aos projetos de sustentabilidade praticados pelo parque, como geração de energia limpa, tratamento natural de esgoto, compostagem de minhocário, reciclagem, captação de água da chuva e tratamento de água.

A ação é parte do quadro de responsabilidade social do Espaço Hot Kids, que também forneceu a alimentação dos grupos. Compareceram crianças e adolescentes de seis a 18 anos. Entre elas, duas com deficiência intelectual, que participaram das atividades de forma inclusiva, sendo uma do Lar Agrícola, que visitou o local no dia 27 de julho e uma do Lar Emmanuel, que marcou presença no dia 28.

Além dos monitores especializados do parque, as crianças ainda contaram com três adultos responsáveis pelas entidades assistenciais.

Eliane Da Silva Santos, 31, trabalha com o Lar Agrícola há cerca de oito anos e conta que ações como esta também são relevantes para a formação das crianças e adolescentes. “É importante pra eles poderem passear num ambiente diferente, poderem se divertir nas férias e estarem com outras pessoas. É especial pra formação deles”, comenta.

Andréia Pena de Oliveira, 42, é coordenadora do Lar Fraternidade Casa de Emmanuel há dois anos e, segundo ela, atividades fora do Lar colaboram com os aspectos de socialização e ocupação, além de trabalharem o imaginário das crianças. “Com a educação infantil no trânsito, a consciência sobre estar na condução de um veículo, mesmo que em brincadeira, trabalha a relação com o mundo externo de forma muito prazerosa. Tudo isso é importante para eles. Fora toda a diversão, a tirolesa, o parque em si, eles voltaram cheios de energia e muito felizes”, revela.

LARES ADOTIVOS

Ambas as entidades fazem um bonito trabalho ao tentar fornecer um ambiente familiar, com rotinas suportadas por psicólogos, assistentes sociais, educadores, cozinheiros, motoristas e cuidadores afetivos para as crianças que recebem, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, após problemas em casa com os pais.

No Lar Agrícola A Semente, algumas crianças moram temporariamente e voltam para suas famílias. Outras vão para a adoção após algum tempo. Ainda há aquelas que ficam até completarem a maioridade, quando entram para o mercado de trabalho e tentam uma nova vida.

Os lares recebem doações e colaborações, como Apadrinhamento Afetivo. Os interessados podem entrar em contato: http://www.laragricola.com.br e https://www.grupoemmanuel.com.br.

Sobre o Espaço Hot Kids
O Espaço Hot Kids é um parque de diversões e oficina de práticas sustentáveis, que promove lazer integrado à educação infantil no trânsito e educação ambiental. Atende escolas de segunda à sexta-feira e público geral aos finais de semana.
Serviço: Rua Luiz Ferreira Gil, 1.049, Caucaia Do Alto, Cotia, SP
11. 4242.0318 | hotkids.com.br | facebook.com/espacohotkids